Nossas especialidades

Pesquisa de avaliação de gestão pública

A Administração Pública vem sendo desafiada a fornecer mais e melhores serviços, muitas vezes, com recursos escassos. Dessa forma, é fundamental a realização de pesquisa sobre o desempenho da administração a fim de disponibilizar instrumentos que possibilitem o aperfeiçoamento da atuação dos gestores, no sentido de obter maior transparência e melhor aplicação dos recursos públicos.

O objetivo principal é oferecer ao gestor público, tido como decisor, um instrumento de apoio no acompanhamento das atividades do setor; na disseminação do que está sendo executado; e na integração e priorização das ações que impactem positivamente no desempenho da área e da organização.

Pesquisa eleitoral

As pesquisas de intenção de voto buscam medir a evolução do candidato durante a campanha e prever o que vai acontecer quando chegar o dia da eleição. Para isso, os pesquisadores definem uma amostra que seja representativa do grupo a ser pesquisado. A ideia é escolher um número limitado de pessoas, cujas características sejam parecidas com a do grupo maior que se queira pesquisar.

Depois, as entrevistas são feitas e os dados são reunidos e tratados estatisticamente pelo Instituto.  

Pesquisa mercadológica

Esse tipo de pesquisa ajuda a tomar decisões relacionadas a empreendimentos.

Através dela, é possível conhecer o perfil do cliente (estilo de vida, hábitos de consumo, características comportamentais, etc.); perceber a estratégia dos concorrentes e analisar seus pontos fortes e fracos; analisar os fornecedores; e dimensionar o mercado (detectar novas tendências e identificar o segmento mais lucrativo, por exemplo).

O empresário poderá usar essas informações para escolher um curso de ação que reduza as incertezas. 

Pesquisa socioeconômica

É bastante utilizada para obter dados acerca da realidade social de um determinado lugar. Seu objetivo é identificar necessidades dos moradores em áreas como saúde, educação e segurança e traçar o perfil da população a ser atendida.

A partir dessas informações, pode-se construir políticas públicas mais orientadas e conhecer melhor a comunidade.

Pesquisa de opinião

É um estudo para conhecer o que as pessoas pensam sobre determinados assuntos.

A abrangência desse tipo de pesquisa é enorme, podendo ser estudados temas como lazer, esportes, alimentação, qualidade de vida, responsabilidade social, meio ambiente, cultura, artes, bem estar, viagens, sustentabilidade, etc. Além disso, podem ser levantados temas mais polêmicos como posição política e religião. 

A pesquisa de opinião pode ser qualitativa ou quantitativa e está focada, geralmente, no processo de tomada de decisão.

© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com